A carregar agora

Diferenças entre Formação e Capacitação Profissional

A capacitação profissional tem como objetivo oferecer conhecimento e ferramentas voltadas à aplicação prática para facilitar a rotina de trabalho. Ela serve para a atualização profissional das pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, visando aprimorar suas habilidades com o intuito de aumentar a eficiência e o desempenho na execução de uma determinada atividade ou função profissional.

No contexto empresarial, a capacitação profissional é frequentemente realizada após a avaliação de competências e a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que considera os pontos de melhoria de cada colaborador e define o caminho para supri-los. Este processo visa não apenas a evolução pessoal dos colaboradores, mas também promove uma cultura de aprendizado que fomenta a inovação e a alta performance das equipas, possibilitando o alcance dos melhores resultados.

 

Plataformas online

Ensino à distãncia oferecem uma ampla gama de cursos em diversas áreas. Estude no seu próprio ritmo e horário.

Bootcamps workshops

Programas intensivos de curta duração focados em habilidades práticas específicas

Certificações profissionais

Certificações que demonstram competência em habilidades específicas

Formação profissional

Um curso profissional proporciona Formação mais prática e específica do que um curso superior. Um conjunto de conhecimentos e competências necessárias ao bom desempenho de determinada profissão.

Estágios e programas de aprendizagem:

Oportunidades práticas em empresas relevantes para adquirir experiência e conhecimento

Estágios e programas de aprendizagem

Oportunidades práticas em empresas relevantes para adquirir experiência e conhecimento

a sua melhor versão

Procure capacitar-se...

É importante notar que a capacitação geralmente ocorre na prática, enquanto a formação tende a ser mais teórica. Na maioria dos casos em que profissionais não executam adequadamente suas atividades, observa-se que não falta conhecimento, mas sim capacitação.

Buscar capacitação significa procurar e conseguir cumprir uma determinada atividade com eficiência através da busca incansável de informação, observância, disciplina, organização, decisão e ação. A capacitação é pessoal e depende da motivação e esforço do indivíduo, enquanto a formação pode ser adquirida em sala de aula.

Podem sempre valorizar e diversificar a formação académica, através da frequência de Unidades Curriculares Isoladas, Cursos não conferentes de Grau, Ensino à distância, Formação em Linguas…etc

Onde investir?

Plataformas de ensino à distância (EAD) vieram tornar acessível a informação e o conhecimento. Graças à digitalização, qualquer estudante ou doutorado do “interior” consegue ter acesso à mesma informação sobre Neurociências, Sociologia, Ciência da Computação, Matemática e Física, Inteligência Artificial…que um estudante universitário nos Estados Unidos.

Estas plataformas e a aprendizagem através delas, adaptam-se à nossa disponibilidade e não o oposto. Podemos ser profissionais extremamente ocupados, pais dedicados ou estudantes focados, que conseguimos, não obstante, progredir na aprendizagem.

Esses ambientes virtuais são projetados para facilitar a interação entre alunos e professores, permitindo que o aprendizado ocorra em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja acesso à internet.

Outra grande vantagem é o facto de existirem diversas plataformas com conteúdos gratuitos!

PLATAFORMAS INTERNACIONAIS

Coursera: Oferece uma grande variedade de cursos e certificados – acreditados por instituições académicas prestigiadas. Ajuda financeira para pessoas com baixos rendimentos. Acesso gratuito (sem certificado).

edX: Uma colaboração entre a universidade de Harvard e o MIT -Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disponibiliza cursos de várias universidades do mundo. Oferece certificados credenciados. Permite acesso de forma gratuita e temporária aos cursos, incluindo materiais, vídeos e leituras.

MIT OpenCourseWare: Fornecida pelo MIT, disponibiliza materiais de cursos gratuitos em múltiplas áreas.

FutureLearn: Plataforma britânica, disponibiliza cursos de universidades e organizações internacionais. Destaca-se a comunidade activa de estudantes e qualidade dos cursos. Oferece tanto opções gratuitas como pagas.

Exemplos de plataformas de EAD

EM LINGUA PORTUGUESA

NAU – Sempre a aprender!  A plataforma NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas. Foram entidades fundadoras da NAU o INA – Instituto Nacional de Administração, I.P., Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Direção-Geral da Educação, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Direção-Geral da Saúde e Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

Universidade Aberta: Umas das únicas instituições de ensino superior pública em Portugal dedicada ao ensino a distância. Oferece uma variedade de cursos e programas online.

Valorizar.me: Dedicada a psicólogos, oferece um conjunto de cursos numa variedade de formatos, com forte ligação com o sistema de Acreditação e as Especialidades regulamentadas.

Veduca: Plataforma brasileira de educação à distância que oferece cursos gratuitos e pagos, muitos dos quais em colaboração com universidades de renome.

MiriadaX: Plataforma espanhola que oferece cursos gratuitos de universidades de língua espanhola e portuguesa, incluindo na área de psicologia.

Fundação Getulio Vargas (FGV): Uma das principais instituições de ensino do Brasil, que oferece uma variedade de cursos online através do seu portal de e-learning, abrangendo áreas como economia, gestão, direito e ciências sociais.