A carregar agora

Plano de actividades 2025

Grupo de trabalho

Resumo das atividades a desenvolver no decurso do ano de 2025.

Preâmbulo

O Grupo de Empregabilidade de Carnide deu os seus primeiros passos no final de 2015, impulsionado pelo projecto JobReady (criado no âmbito Programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa).

O ano de 2016 foi aquele no qual, após a realização de parcerias formais e informais, esta rede de empregabilidade foi definida como tal (missão, visão, valores/princípios, objetivos, público-alvo e locais de intervenção), através da aferição de procedimentos e da resposta às questões “Quem somos?”, “O que fazemos?”, “Quem queremos apoiar?” e “Como iremos fazê-lo?”.

Foram ainda elaborados o Regulamento de Funcionamento Interno e o Plano de Atividades 2017, nomeada a Comissão Executiva cujos membros irão rodando pelas diferentes entidades parceiras de dois em dois anos, e feita e aceite a manifestação de interesse ao Programa Redemprega Lisboa.

Chegados agora ao final de 2024, e à semelhança do que se passou no ano anterior, apresentamos o Plano de Atividades 2025 que, como o anterior, esperamos possa vir a ser cumprido na sua quase totalidade.

Identificação

O Grupo de Empregabilidade de Carnide (GEC) é constituído por organizações e projetos que pretendem promover a empregabilidade e o empreendedorismo através do trabalho de proximidade com as pessoas e em estreita parceria com diferentes setores, contribuindo para o desenvolvimento económico e social local.

Missão

Promover a empregabilidade e o empreendedorismo, através do trabalho de proximidade com as pessoas e a estreita parceria entre diferentes setores, contribuindo para o desenvolvimento económico e social local.

Visão

Ser uma referência de excelência na resposta a pessoas à procura de emprego, delineando soluções com vista à melhoria das respetivas competências pessoais e/ou profissionais. Aumentar a capacidade de resposta em situações de instabilidade e mudança.

Valores/Princípios

Criação de Valor

Incrementar a autonomia e a capacitação de pessoas e organizações.

Ética

Regular-se por princípios de respeito mútuo, honestidade, confiança, integridade e transparência.

Trabalho em rede/parceria

Privilegiar o trabalho em rede e em parceria como forma de promover um valor acrescentado.

Flexibilidade

Compreender, aceitar e valorizar as opiniões, ideias e/ou pensamentos de outras pessoas e organizações. Escutar ativamente e envolver o público-alvo nas decisões e iniciativas.

Orientação para os resultados

Desenvolver o trabalho, tendo como foco a orientação para os objetivos, de forma eficaz e inovadora.

Sustentabilidade

Proporcionar ações que promovam competências empreendedoras que sejam consideradas relevantes para a comunidade e que possam contribuir para a sua sustentabilidade.

Integração na comunidade

Promover atividades que possibilitem a integração das pessoas em situação de exclusão social na comunidade, tendo presentes a igualdade de direitos, de oportunidades e de género.

Objetivos

Objetivo Geral

O Grupo de Empregabilidade de Carnide pretende criar um modelo de apoio a pessoas que se encontram à procura de emprego, mobilizando todos os recursos locais e comunitários para potenciar as suas integração e inclusão plenas no mercado de trabalho.

Objetivos Específicos

  • Criar respostas e parcerias locais que promovam a qualificação profissional de pessoas à procura de emprego, através de ações de formação/requalificação profissional;
  • Conceber respostas e parcerias locais que potenciem a integração no mercado de trabalho, enquanto instrumento facilitador da reintegração socioprofissional plena;
  • Gerar respostas e parcerias locais que apoiem potenciais empregadores no preenchimento de vagas nos seus postos de trabalho;
  • Promover a formação dos técnicos das instituições parceiras em áreas relacionadas com a empregabilidade;
  • Estabelecer parcerias com outras Redes de Empregabilidade, com o intuito de partilhar experiências e aprendizagens e articular esforços.

Objetivos Complementares

Dinamizar a defesa do emprego enquanto direito humano;

Informar a comunidade para a importância do emprego não apenas enquanto meio de sustento, mas também como promotor de inclusão/integração social, bem-estar, autoestima e autoconceito.

Público-Alvo

Para efeitos deste regulamento são consideradas público-alvo as pessoas à procura de emprego, as pessoas que pretendem criar o seu próprio emprego e/ou as pessoas que estão em processo de orientação e definição do seu projeto de vida, nomeadamente todas as que se encontram excluídas do mercado de trabalho devido a:

  • Idade;
  • Experiência de doença mental;
  • Deficiência e/ou incapacidade;
  • Experiência de reclusão e/ou toxicodependência;
  • Pouca ou demasiada experiência profissional;
  • Baixas habilitações literárias.

Locais de Intervenção

O Grupo de Empregabilidade de Carnide desempenhará, prioritariamente, as suas atividades na Freguesia de Carnide. No entanto, sempre que se revele pertinente, alargará a sua intervenção a várias freguesias/grupos.

Atividades

Reunido o Plenário do Grupo de Empregabilidade de Carnide, em janeiro de 2024, foram identificadas algumas áreas de intervenção, a desenvolver durante o ano de 2024, numa perspetiva de envolvimento de entidades/organizações locais, nomeadamente:

  1. Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo
    1. Feira de Formação;
    2. Feira de Emprego;
  2. Formação para Pessoas à Procura de Emprego e/ou Empregadas (Workshops);
  3. Competências para a empregabilidade
    1. Formação em Veleiro
    2. Formação Treinador de Futsal
  4. Redes de Empregabilidade;
  5. Acompanhamento Individual;
  6. Acompanhamento em Grupo;
  7. Empresas;
  8. Formação à medida;
  9. Café para a empregabilidade.

Passamos à caracterização de cada uma das áreas de intervenção:

Área de intervençãoFeira de Emprego e Formação
TítuloIX Feira de Formação – #Descobre_te 2.1
DescriçãoEste evento visa reunir docentes e alunos das escolas das escolas do 3.º ciclo da freguesia e freguesias limítrofes, com representantes de centros de formação por forma a este darem se apresentarem à comunidade educativa e dar a conhecer as respetivas ofertas formativas.
ObjetivosMotivar e empoderar os jovens para escolhas que conduzam ao emprego (com todos os direitos e deveres que este implica).
DestinatáriosCentros de Formação e Escolas Profissionais; Comunidade escolar (professores e alunos); Comunidade em geral.
Atividades a desenvolverExposição de Centros de formação (CF) e Escolas profissionais (EP), ondes estes organizam exposições apelativas priorizando a demonstração (possível experimentação) do que é feito na sua instituição. Possibilidade dos CF e das EP trazerem alunos para dinamização de atividades com os visitantes. Peddy-paper a realizar pelos alunos das escolas que estejam inscritos (organização GEC c/ participação dos CF e EP).
Data prevista30 de abril de 2025 10:00 – 13:00 Jardim da Luz (prever um plano B caso esteja de chuva)
Resultados esperadosFortalecimento dos laços existentes entre os vários interlocutores comunitários, na área da empregabilidade, facilitando assim o acesso aos recursos disponíveis, promovendo a integração de pessoas no mercado de trabalho, e disseminando a realização de ações locais de divulgação de ofertas de emprego. Criação de emprego aos participantes.
Área de intervençãoFeira de Emprego, Formação e Empreendedorismo
TítuloIX Feira de Emprego
DescriçãoEvento que visa reunir empregadores, empresas de formação, candidatos a emprego, candidatos a formação, docentes e alunos das escolas e das universidades, para se darem a conhecer, apresentarem os seus trabalhos e debaterem as questões da empregabilidade.
Objetivos– Aumentar a proximidade entre pessoas à procura de emprego e empregadores; – Motivar e empoderar os jovens para escolhas que conduzam ao emprego (com todos os direitos e deveres que este implica).
Destinatários– Pessoas à procura de emprego / formação; – Empregadores; – Comunidade em geral.
Atividades a desenvolver– Workshops de preparação (ver área de Workshops temáticos) – Sessão de speed recruitment, com carteira de empregadores selecionada para o efeito e candidatos inscritos.
Data prevista24 de outubro de 2025 10:00 – 18:00
Resultados esperadosFortalecimento dos laços existentes entre os vários interlocutores comunitários, na área da empregabilidade, facilitando assim o acesso aos recursos disponíveis, promovendo a integração de pessoas no mercado de trabalho, e disseminando a realização de ações locais de divulgação de ofertas de emprego. Criação de emprego para os participantes.
Área de intervençãoFormação para Pessoas à Procura de Emprego e/ou Empregadas
TítuloWorkshops temáticos
DescriçãoRealização de pequenos workshops, com uma duração prevista de três horas cada, no máximo, subordinados a temáticas na área da empregabilidade/empreendedorismo.
Objetivos– Reforçar competências pessoais, sociais e profissionais facilitadoras da inserção no mercado de trabalho; – Promover a aquisição de conhecimentos que possam facilitar o processo de procura ativa/manutenção de emprego e a obtenção de melhores condições de trabalho.
DestinatáriosPúblico em geral (pessoas à procura de emprego e/ou pessoas empregadas).
Atividades a desenvolverWorkshops temáticos que incidam em temáticas ligadas a (a definir): – Literacia financeira; Direitos e deveres dos trabalhadores – Ato isolado vs recibo verde – Como fazer uma procura ativa de trabalho? A importância do networking. – Como construir o meu CV de forma correta e apelativa? – Como me vestir e arranjar para uma entrevista de emprego? – Como estar e o que dizer numa entrevista de emprego?
Data previstamarço a novembro de 2025.
Resultados esperadosReforço das competências pessoais, sociais e profissionais, e impacto direto e positivo dos workshops realizados no acesso dos seus destinatários a emprego e/ou a melhores condições de trabalho nos empregos que já possuem.
Área de intervençãoPrograma de Competências para a empregabilidade
TítuloFormação em Veleiro “EDUCAR À VELA”
Descrição Programa único que desenvolve as principais competências comportamentais através da aprendizagem da Arte de Velejar.
ObjetivosO programa foca as competências comportamentais fundamentais, como a liderança, a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a autonomia. Durante a formação prática, os jovens estudantes praticam essas competências através de uma variedade de situações náuticas desafiadoras. Aprendem a comunicar de forma assertiva com os outros elementos da equipa, a estabelecer e alcançar objetivos, a estar atentos ao meio que os rodeia de modo a poderem ajustar a sua estratégia e a solucionar problemas. Além disso, adquirem a capacidade de coordenar e sincronizar as suas ações, seja para içar velas, recuperar um náufrago ou na tomada de decisões rápidas quando por exemplo a direção do vento se altera.
DestinatáriosJovens menos privilegiados provenientes de ambientes mais frágeis e vulneráveis, com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos.
MetodologiaTrabalho em Equipa – A vela requer trabalho de equipa contínuo, comunicação eficaz e apoio mútuo para o sucesso. Liderar pelo Exemplo – Liderança demonstrada através de ações decisivas e desempenho exemplar em condições de navegação desafiantes. Resolução de Problemas – Excelente na rápida tomada de decisões e resolução de problemas em ambientes de navegação dinâmicos. Autonomia – Demonstrar autossuficiência e iniciativa na execução de tarefas de navegação de forma independente.
Data previstaA agendar consoante a disponibilidade da entidade e a formalização dos protocolos
Resultados esperadosPreparar os jovens para o seu futuro profissional e contribuir para a formação de caracteres fortes, estáveis e confiantes.
Área de intervençãoPrograma de Competências para a empregabilidade
TítuloTreinador de Futsal
Descrição
Objetivos
Destinatários
Atividades a desenvolver
Data previstaxxxxx de xxxxxx de 2025 xx:xx – xx:xx
Resultados esperados
  • Este projeto aguarda o envio de informação do parceiro Juventude da Horta Nova
Área de intervençãoJOVENS / ESCOLAS / ASSOCIAÇÔES LOCAIS
TítuloBiblioteca Humana
DescriçãoSessões de partilha de experiências por parte de profissionais nas mais diversas áreas, de modo a dar a conhecer aos jovens o que precisam para enveredar por estas áreas, bem como permitir que estes entendam melhor o que se faz em concreto em cada profissão e assim contribuir para a sua escolha vocacional
ObjetivosMotivar os jovens para a prossecução dos estudos quer seja pela via regular, quer profissional; Apoiar na definição dos seus objetivos para o futuro Consciencializar sobre o que implica integrar o mercado de trabalho Partilhar experiências de vida motivadoras e com quem os jovens se identifiquem
DestinatáriosJovens dos 12 anos em diante
Atividades a desenvolverSessões de partilha/avaliação Primeiras temáticas susceptíveis de desenvolvimento: Desporto (treinador) Estética
Data prevista1ª sessão – Fevereiro 2025
Resultados esperadosMaior consciencialização dos passos que devem dar para construir o seu projeto de vida Motivação para os estudos Maior proatividade dos jovens na procura de novos caminhos Quebra do ciclo de pobreza
Área de intervençãoComunidade, Entidades (Técnicos) e Empresas
TítuloTertúlias temáticas
DescriçãoSessões temáticas em jeito de conversa sobre temas pertinentes relacionados com a promoção da empregabilidade
ObjetivosDiscutir, divulgar, formar e sensibilizar sobre as temáticas do emprego e formação/empreendedorismo
DestinatáriosEmpresas; entidades; população em geral
Atividades a desenvolverOrganização e promoção de várias tertúlias ao longo do triénio
Data prevista2ª Tertúlia – Março de 2025
Resultados esperadosMaior consciencialização da comunidade sobre as questões complexas que envolve a procura de emprego
Área de intervençãoAcompanhamento Individual
TítuloSessões de Atendimento Individual
DescriçãoAcompanhamento individualizado e personalizado de pessoas em situação de desemprego ou à procura de novas oportunidades de trabalho.
Objetivos– Aumentar a proximidade entre pessoas à procura de emprego e empregadores; – Promover a realização de ações locais de divulgação de ofertas de emprego.
DestinatáriosPúblico em geral.
Atividades a desenvolver– Integrações profissionais; – Integrações em formação com vista a emprego.
Data previstaJaneiro a dezembro de 2025.
Resultados esperadosPromoção da procura ativa de emprego e da empregabilidade através de ações de acompanhamento individual.
Área de intervençãoAcompanhamento em Grupo
TítuloGrupo Motivação
DescriçãoPlaneamento de iniciativas pontuais e personalizadas, adequadas ao perfil dos candidatos mais motivados e preparados, com vista a potenciar a sua célere integração profissional.
Objetivos– Aumentar a proximidade entre pessoas à procura de emprego e empregadores; – Promover a realização de ações locais de divulgação de ofertas de emprego; – Reforçar competências pessoais, sociais e profissionais facilitadoras da inserção no mercado de trabalho; – Valorizar competências, centradas nas pessoas e nas suas experiências de vida, procurando estruturá-las antes de qualquer intervenção qualificante ou de inserção direta no mercado de trabalho.
DestinatáriosCandidatos motivação (pessoas acompanhadas pelos front offices com perfil enquadrável no nível verde da Metodologia JobReady).
Atividades a desenvolver– Ações de desenvolvimento pessoal e social (workshops de soft skills); – Boot camp; – Ações de preparação para emprego (realização de CV, pesquisa de ofertas de emprego, candidatura a ofertas de emprego, preparação para entrevistas de emprego, entre outras). – Jogo Emplay (10 candidatos motivação)
Data previstaJaneiro a dezembro de 2025.
Resultados esperadosPromoção do desenvolvimento de ações conducentes à valorização de competências pessoais, sociais e profissionais facilitadoras da integração no mercado aberto de trabalho de um grupo motivado e preparado.
Área de intervençãoArticulação com as Empresas
TítuloCampanhas/Ações de divulgação do Grupo de Empregabilidade de Carnide (GEC)
DescriçãoAtualização/partilha de informação, em diferentes formatos, acerca do GEC, a várias empresas.
ObjetivoCriar uma carteira de empregadores.
DestinatáriosTecido empresarial local.
Atividades a desenvolverAções de divulgação na comunidade (reuniões, sessões de informação/esclarecimento, etc.).
Data previstaJaneiro a dezembro de 2025.
Resultados esperadosEstabelecimento de novas parcerias com empresas do tecido empresarial local, por forma a criar uma carteira de empregadores.
Área de intervençãoFormação à medida
TítuloMódulos de formação específica que visem o reforço de algumas competências.
DescriçãoPromoção de módulos formativos ajustados às necessidades do público-alvo
Objetivos– Potenciar a melhoria das competências profissionais ou pessoais e sociais; – Reforçar as competências dos candidatos facilitando o acesso a ofertas de trabalho mais específicas – formação na área de Literacia digital ( a capacitação na área digital (marketing digital, canais de comunicação digitais; Websites e Landing Pages, Gestão Redes Sociais, Marketing de Influência, E-mail Marketing; Marketing de Conteúdos, Imagem e Vídeo, Gestão e Monitorização análise de dados: Google Ads, Google Search Console, Google Analytics e Google Tag Manager, etc)
DestinatáriosTécnicos e/ou jovens
Atividades a desenvolver– Levantamento das necessidades dos técnicos – Organização dos módulos formativos; – Divulgação das ações e recolha de inscrições; – Processo de seleção de candidatos; – Sessões formativas
Data previstaJaneiro a dezembro de 2025.
Resultados esperadosMelhoria das competências especificas e ajuste das mesmas às ofertas de trabalho disponíveis;
Área de intervençãoRedes de empregabilidade
TítuloAções de dinamização da rede e colaboração com outras redes da cidade
DescriçãoParticipação nos eventos promovidos pela RedEmprega Lisboa; Gestão da Rede GEC.
Objetivos– Aumentar a proximidade entre pessoas à procura de emprego e empregadores; – Melhorar as competências dos técnicos das várias entidades parceiras da rede
Destinatários– Pessoas à procura de emprego. – Técnicos
Atividades a desenvolver– Integrações profissionais; – Integrações em formação com vista a emprego. – Formação de técnicos – Ações temáticas de sensibilização junto das empresas e da comunidade
Data previstaJaneiro a dezembro de 2025.
Resultados esperadosFortalecimento dos laços existentes entre os vários interlocutores comunitários, na área da empregabilidade, facilitando assim o acesso aos recursos disponíveis, promovendo a integração de pessoas no mercado de trabalho, e disseminando a realização de ações locais de divulgação de ofertas de emprego. Criação de emprego aos participantes
Área de intervençãoEmpregabilidade
TítuloCafé para a empregabilidade
DescriçãoEvento que visa reunir empregadores, empresas de formação, candidatos a emprego.
Objetivos
Destinatários
Atividades a desenvolver
Data previstaxxxxx de xxxxxx de 2025 xx:xx – xx:xx
Resultados esperados

Publicidade e Marketing

Redes Sociais

A atualização da APP e redes sociais.

Internet

Criação do site que reúna informação útil (conteúdos úteis à procura ativa de emprego / formação, etc), que agregue de forma intuitiva e acessível; atualizar a APP como mais um canal para a divulgação de recursos úteis.

Canais YouTube ou Podcasts (canais privilegiados para “alcançar” não só o público jovem como também o “mais adulto” (o formato dos conteúdos deve ser adaptados às duas realidades). Alternar conteúdos de curta duração, não mais de 5 minutos (estatisticamente os conteúdos mais vistos são de curta duração e capacidade de foco está mais reduzida) com conteúdo prático/formativo mais específico.

Criar materiais de divulgação impressos, tipo brochuras e outros, quer para sistematizar as aprendizagens realizadas quer com o objetivo de dar a conhecer esta experiências em contextos semelhantes, na cidade de Lisboa e no país.

Recursos Humanos e Físicos

Os recursos humanos e físicos do Grupo de Empregabilidade de Carnide são os disponibilizados pelos parceiros protocolados.

Recursos Financeiros

Os recursos financeiros são, à semelhança do que foi expresso no ponto anterior, disponibilizados pelos parceiros protocolados.

Partilhar este conteúdo:

Publicar comentário